sábado, 8 de julho de 2017

PUBLICADO EM VEJA.COM
(Meu texto na coluna de Augusto Nunes em 6 de julho de 2017)


TEMER NÃO APRENDEU COM SAFADÃO

Depois de se complicar com uma conversa esquisita gravada na calada da noite por Joesley Safadão  o delator malandrinho mais premiado da história , o presidente Michel Temer deveria ter aprendido a se esquivar de encontros desaconselhados pelo bom senso. Não aprendeu. O papo fora da agenda oficial com Gilmar Mendes pode ter sido inocente, mas será difícil convencer os brasileiros atentos de que Temer estendeu sua jornada de trabalho para falar sobre a ampliação da biometria nas eleições do ano que vem — ainda mais com um ministro que irá participar de seu julgamento no Supremo Tribunal Federal, caso a Câmara autorize o STF a dar seguimento à denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República.

Foi a segunda reunião fora da agenda de Temer com Gilmar em uma semana. Na primeira, teriam discutido a indicação de Raquel Dodge para a PGR. Trata-se, no mínimo, de imprudência. Temer parece não entender que caminha na corda bamba. Qualquer deslize pode pesar contra ele, que ainda não tem a certeza de que será livrado pelo Congresso. O mínimo que deveria fazer é ser o mais republicano possível.

Em princípio, não há mal algum no fato de o presidente da República se encontrar com um ministro do STF. Ao fazê-lo fora do expediente, sobretudo quando este ministro já tem fama de bom companheiro, Temer manda às favas a preocupação com as aparências e se coloca numa situação ainda mais suspeita. Os incontáveis assessores abrigados no terceiro andar do Palácio do Planalto deveriam alertar o chefe: em tempos tão turbulentos, não basta ser sério; é preciso parecer sério.

(Foto de Anderson Riedel/VPR)

Um comentário:

Arlete Souza da Rocha disse...

Só no Brasil que um Presidente recebe fora da Agenda Oficial. Estamos num estado de torpor coletivo com tanta falcatrua. Sabe-se o que é certo e errado. E que essa política não se sustentará mais. Com paciência aguardemos eleições de 2018.