sexta-feira, 23 de agosto de 2013


Um conto brasileiro

Quétellinn, Suéllenn e Maicossuell saem do shopping center, onde assistiram a um blockbuster de Hollywood e ainda pretendem curtir uma stand up comedy. Mas, antes, aproveitam a happy hour no Applebee’s. Quétellinn publica um post no Facebook, utilizando seu iPhone, enquanto Suéllenn verifica o gmail no iPad e faz alguns downloads.
Maicossuell veste jeans Gasoline, agasalho GAP e tênis Nike, e usa o perfume CK One, tudo comprado na mais recente viagem a Miami. Ele larga o smartphone Android, pensa em como gostaria de estar pegando onda no Hawaii, examina o cardápio e vai até o item Signatures Steaks. Decide-se por Signature Sirloin with Garlic Herb Shrimp. Nos drinks, escolhe um Long Island Iced Tea.
Suéllenn distribui likes, verifica a timeline, informa-se sobre o intercâmbio da filha em New Jersey e a próxima viagem à Disney, pede a specialty Sex on the Beach e Salmon Caesar Salad. Quétellinn, depois de conferir a cotação do dólar e ligar para seu personal trainer, fica um instante pensando na noitada que terá com sua nova lingerie Victoria Secrets e o creme da mesma grife “sabor” Strawberries and Champagne. Então, opta por Lynchburg Lemonade e Chicken Finger Platter.
Registram o encontro no Instagram, largam seus gadgets e se voltam para TV de LED em full HD que, após exibir um reality show da Fox Life, mostra agora as news na CNN, no qual Barak Obama faz uma advertência a um ditador do Oriente Médio.
– Esses americanos... quem eles pensam que são? – questiona Quétellinn. Suéllenn e Maicossuell balançam a cabeça em aprovação ao que ela disse e pedem uma Sizzling Apple Pie.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Picaretas da Fé

Embora eu não pratique religião alguma, respeito quem o faz, desde que não venha com sermão ou tente me doutrinar. Cada um na sua. No entanto, falo de religiões ou credos, digamos, tradicionais, e não de igrejas que qualquer um pode abrir, basta alugar um salão, autoproclamar-se pastor, bispo ou missionário e sair arrecadando dinheiro. Dois episódios exibidos pela TV, e que deveriam resultar na prisão imediata do autor, são emblemáticos.

Episódio 1

Já faz muitos anos, mas a prática não deve ter mudado tanto. Em um "culto" da Igreja Universal, de Edir Macedo, um "bispo" pede aos fiéis que contribuam com dinheiro para ser levado à "fogueira santa de Israel" (!). Depois de um discurso empolgado, exibido com fundo musical impressionante, ele se dirige às pessoas na platéia e ao público que assiste à transmissão e pede doações. Aí ele olha para todos e para nenhum, e diz, entre outras pérolas:
- Você, que é rico, que tem muito dinheiro e doa uma quantia qualquer, grande coisa, não vai lhe fazer falta. Mas você, que é pobre, que tem pouco, doe agora tudo que você tem no bolso, pois isso, sim, será uma verdadeira demonstração de fé.

Episódio 2

O "missionário" R.R. Soares, que para quem não sabe é cunhado de Edir Macedo, brigou com o mentor e partiu para milionária carreira-solo alugando o horário nobre da TV Bandeirantes (e de outras), arrecada dinheiro de tudo quanto é jeito, tem editora, gravadora, operadora de TV a cabo e todo um pequeno império de consumo da fé. Mas não abre mão das doações, é claro. Uma performance dele, que certamente já deve ter se repetido milhares de vezes:
- Agora nossos ajudantes vão passar aí pela platéia para quem quiser ser um "patrocinador". É só preencher o boleto com a quantia que você quiser e depois pagar mensalmente no Bradesco. Agora, quanto você vai doar? Bom, aí vai depender do tamanho do amor que você tem por nosso senhor Jesus Cristo.

E ninguém vai preso.