quarta-feira, 27 de setembro de 2017

STF CONSEGUE UNANIMIDADE

Ao determinar o afastamento do senador Aécio Neves e seu recolhimento noturno, os ministros da 1ª Turma do STF, além de interpretarem a lei de modo peculiar e atropelaram a independência dos poderes, conseguiram uma rara unanimidade: o STF está sendo atacado até pelo PT. Em nota, o partido classificou a decisão como "condenação esdrúxula". Não em defesa de Aécio, é óbvio, mas porque amanhã um dos seus poderá ser atingido.

Evidentemente, não há ingênuos na política. Todos os principais partidos têm seus implicados em casos de corrupção e temem o precedente. Mesmo assim, só o Supremo para unir as vozes de PSDB e PT no mesmo coro. E só o Supremo para criar uma situação em que o PT tem razão, ainda que pautado pelos próprios interesses. Que todos os culpados sejam punidos, mas, seguindo-se os trâmites legais. Do contrário, as cadeias já teriam há muito recebido hóspedes ilustres que aguardam na fila do camburão.


(Na foto, os ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Fux. Crédito: Lula Marques/AGPT)

terça-feira, 26 de setembro de 2017

  PUBLICADO EM VEJA.COM  
(Meu texto na coluna de Augusto Nunes em 27 de setembro de 2017)


O PT AINDA TENTA NEGAR O INEGÁVEL

Antonio Palocci resolveu dizer a verdade não por ser um homem bom, um pecador arrependido em busca de redenção. Começou a falar o que sabia como o sujeito que decide aprender a rezar quando o avião está caindo. Membro graduado da quadrilha que assaltou os cofres federais, só se arrependeu porque foi pego. E também porque a poucos homens, como a viva alma muito viva, é concedida cara de pau o bastante para negar o inegável e seguir fingindo nada saber sobre aquilo que todo mundo sabe que ele fez e mandou fazer.