sexta-feira, 25 de julho de 2008

BOM FIM DE SEMANA

Frank Sinatra e Tom Jobim em um encontro antológico.

FUNDO DO BAÚ

O nome do jogo

O noticiário sobre a corrupção no Brasil nunca esteve tão farto? Infelizmente, quase sempre esteve. Em 1993, quando eu era editor executivo do jornal Zero Hora, costumávamos publicar aos sábados algo diferente na contracapa a fim de aliviar um pouco o noticiário sempre recheado de más notícias. Uma das idéias mais ousadas – considerando-se que se tratava da contracapa de um jornal diário de grande circulação – foi o Jogo da Corrupção. Criei o texto e a editoria de arte fez o desenho, bem ao estilo dos tradicionais joguinhos de “avance uma casa, recue duas casas etc”.

Passados 15 anos, o texto pode ser publicado quase na íntegra. Mudei apenas detalhes como colocar Daniel Dantas em lugar do deputado João Alves, ou retirar uma referência aos Anões do Orçamento. De resto, continua fazendo sentido.


O jogo da corrupção

PARTIDA

Você encontrou uma mala cheia de dólares. Avance cinco casas.

Seus cheques caíram nas mãos de uma CPI. Fique sem jogar por duas rodadas enquanto suas contas bancárias são devassadas.

Acaba de ser liberada verba pública para uma empreiteira construir estufas de orquídeas raras em Itaquaquecetuba. Você tem direito a uma propina de 10%. Avance uma casa.

Sua primeira ex-mulher resolveu abrir a boca e revelar suas perversões sexuais com sua segunda ex-mulher, que agora está casada com o segundo ex-marido de sua primeira ex-mulher. Fique escondido por três rodadas até as coisas esfriarem.

Você ganhou na loteria pela quinta vez na semana, e recém é segunda-feira. Aproveite para lavar dinheiro três casas adiante.

Você terá de devolver aquela cobertura que ganhou de um empreiteiro no Natal passado. Permaneça por uma rodada nesta casa, que agora é única que você tem.

Seu novo assessor parece não entender muito do assunto. Ligaram da lavanderia perguntando se é para lavar e passar as cédulas. Recue três casas.

Acaba de ser liberada uma verba de US$ 200 milhões para atender as 30 crianças de uma creche em Juazeiro do Norte. Vá gastando por conta e avance duas casas.

Foram reveladas gravações de conversas entre você e um homem cujas iniciais são Daniel Dantas. Negue até o fim, mas volte para o início.

CHEGADA
Parabéns, você se deu bem. Tente não ser exageradamente ostensivo na comemoração.


REGRAS
O número de participantes é livre. Aliás, pouco importa quantos estejam à mesa, nunca se saberá quantos estão por trás.
Para participar, basta fazer um lance. Em dólares. Cheques não são aceitos, muito menos de políticos.
Começa o jogo quem der o maior lance e não for descoberto em tempo.
Usa-se, claro, um dado viciado.
Ganha quem se livrar da Polícia Federal e das CPIs e conseguir embarcar para o exterior.


Publicado originalmente no jornal Zero Hora em 13 de novembro de 1993.