quinta-feira, 13 de julho de 2017

MARINA INTERROMPE A HIBERNAÇÃO PARA TIRAR UMA CASQUINHA


Marina Silva, reconhecida amante da natureza, costuma imitar o hábito de certas espécies animais, que no inverno tiram uma prolongada soneca durante a qual reduzem drasticamente as atividades do organismo para compensar a escassez de alimentos – não é o caso dos ursos que, ao contrário da lenda, embora durmam muito durante esta estação, não hibernam. A hibernação de Marina é bem mais prolongada, costuma durar quatro anos, entre uma disputa presidencial e outra, período no qual reduz drasticamente as atividades políticas para economizar energia e compensar a escassez de eleições.

BRAHMA, O Nº 1

Lula sempre se esforçou para ganhar um lugar de destaque na memória nacional. "Nunca antes na história deste país" tornou-se bordão da discurseira embriagada de poder. A ânsia por ocupar a pole position rendeu-lhe o apelido de Brahma em listas de propina. A alusão à propaganda de cerveja, além da piada óbvia, deveu-se ao fato de ele ser inegavelmente o chefe da maior quadrilha que já assaltou os cofres públicos, conforme esclareceu Léo Pinheiro, dono da OAS, em depoimento à Lava Jato. O juiz Sérgio Moro concedeu a Lula o privilégio que ele sempre reivindicou. Como nunca antes na história deste país, um ex-presidente é condenado por corrupção.

(Foto de Ricardo Stuckert/Fotos Públicas)

quarta-feira, 12 de julho de 2017

PUBLICADO EM VEJA.COM
(Meu texto na coluna de Augusto Nunes em 12 de julho de 2017)


O REINADO DO BAIXO CLERO

Em texto publicado na edição impressa de VEJA, e disponível aqui em sua coluna (Oswaldo Aranha, o insuperável número 2), cujos protagonistas são o próprio Aranha e Getúlio Vargas, Augusto Nunes definiu com precisão o rebaixamento político e moral do parlamento brasileiro nas últimas décadas. Ao citar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso  “Eu tive o privilégio de conviver com homens como Darcy Ribeiro, Roberto Campos, Afonso Arinos, Tancredo Neves, Ulysses Guimarães e outras cabeças brilhantes” , Augusto comenta: “Todos os integrantes da lista de FHC tinham o status de cardeal. Mas também tinham mais de 70 anos. A morte dos últimos servidores da nação extinguiu o cardinalato. Hoje o Legislativo é governado pelo baixo clero”.

terça-feira, 11 de julho de 2017

IMAGEM GRANDIOSA DE UMA CENA MIÚDA

Tecnicamente, a imagem ao lado representa mais um belíssimo trabalho de André Dusek, consagrado fotógrafo do Estadão. O conteúdo é a mais perfeita definição de rasteirice da política brasileira. A turma da Narizinho ocupando a mesa do Senado, comendo da marmita e fazendo selfies é algo de que os brasileiros com vergonha na cara poderiam ter sido poupados. Além de uma agressão à democracia, trata-se da mais genuína chinelagem.