segunda-feira, 14 de julho de 2008

BRASIL


Fala, Dantas!

No final da semana eu pensava sobre o artigo que escreveria hoje e decidi que o título óbvio seria “Fala, Dantas!” Como era óbvio, foi a manchete da Veja. Não faz mal. Proponho que todos que abordem o assunto o utilizem. “Fala, Dantas!”, apelo constante, em coro, uma ladainha sem fim. “Fala, Dantas!” Uma campanha nacional, o povo nas ruas. "Fala, Dantas!"

O fato de o delegado da PF ter atropelado seu comandante e até o ministro Tarso Genro – ambos só souberam da investigação quando ela já estava bem adiantada –, a inegável espetacularização das prisões, ou ainda o embate entre o juiz paulista que manda prender e o presidente do Supremo que manda soltar são questões acessórias.

Que Daniel Dantas está envolvido em uma série de ilegalidades é fato concreto, e provar isso é só uma questão de tempo.

Portanto, vamos ao que interessa: “Fala, Dantas!”.

Daniel Dantas é um arquivo ambulante de valiosas informações sobre corrupção e desvio de dinheiro público. Talvez como nunca na história desse País, tantos temeram tanto a eventual confissão de um único homem. Para a bandidagem graúda ele vale mais solto do que preso. Solto, podo continuar subornando à vontade, de seu escritório no Rio ou de um quiosque à beira-mar num paraíso fiscal. Preso, fecha o propinoduto e ainda pode levar muita gente junto para a carceragem.

Fala, Dantas!

Um comentário:

Clovis Heberle disse...

Com o rabo de tanta gente preso,acho que deve pesar na balança, além de preso ou solto, uma outra possibilidade para Dantas: vivo ou morto?