terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

  PUBLICADO EM VEJA.COM  
(Meu texto na coluna de Augusto Nunes em 6 de fevereiro de 2018)


SÓ FALTA LULA SACAR UMA CARTA PSICOGRAFADA DE MARISA LETÍCIA

Fã ardoroso dos companheiros que levaram a Venezuela à bancarrota, Lula reza ─ ou algo do gênero ─ pela mesma cartilha diabólica. Em 2013, Nicolás Maduro afirmou ter conversado com um passarinho que seria a reencarnação de Hugo Chávez, o fundador da seita bolivariana. “De repente entrou um passarinho, pequenininho, e me deu três voltas aqui em cima, parou em uma viga de madeira e começou a cantar, um assobio lindo”, delirou Maduro. “Fiquei vendo-o e também cantei para ele, então. ‘Se você canta, eu canto’, e cantei. O passarinho me estranhou? Não. Cantou um pouquinho, deu uma volta e foi embora e eu senti o espírito de Chávez”, viajou o homem encarregado de concluir a missão do mestre de afundar o país.

Cinco anos depois, Lula, a viva alma muito viva, vestido de Evo Morales na missa de um ano da morte da esposa, jura que escuta a voz de Marisa Letícia a lhe sussurrar “levanta a cabeça e vai à luta”. Ao menos o pole position na fila de embarque do camburão dispensou o passarinho intermediário. Não bastasse ter atribuído à falecida responsabilidades sobre atos obscuros para tentar escapar da cadeia, num gesto de absoluta falta de respeito ─ falar de carinho seria pedir demais ─, o embriagado de ilusões agora recorre a seu espírito com a desfaçatez de quem sempre se julgou acima de tudo.

Mais do que um deboche, é um acinte à fé de milhões de pessoas. Neste ritmo, não é de se duvidar que um dia desses o Número 1 das listas de propina apresente uma carta psicografada de Marisa Letícia capaz de inocentá-lo ainda mais perante as hostes amestradas, mas que não o livrará das penas da lei. É natural que ele recorra a abordagens esotéricas, pois os fatos deste mundo já não têm mais como salvá-lo.

Nenhum comentário: